sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

É hora de estudar

O aproveitamento escolar depende não só do tempo de estudo dedicado a cada disciplina, mas também de outros factores que estão directamente relacionados e que por vezes os desvalorizamos no rodopio do dia-a-dia. Eis alguns exemplos:

Alimentação
Estar alimentado ajuda o cérebro a concentrar-se e a ter um maior índice de atenção. Incentive o seu filho/educando a tomar sempre o pequeno-almoço em casa e a fazer refeições regulares e equilibradas ao longo do dia.

Descanso
O descanso é fundamental. Está provado cientificamente que se deve dormir pelo menos 8 horas de sono diárias para que haja a recuperação plena das energias dispendidas no dia anterior, e para que o aluno tenha uma maior capacidade de concentração, discernimento e maior controlo da impulsividade ao longo do dia.

Exercício Físico
Praticar desporto regularmente ajuda a ter um corpo são e mente sã.

Motivar/Incentivar
Incentivar o estudo para que as dificuldades sejam superadas e elogiar os progressos realizados. Em caso de “ralhete” focalize na situação e nunca no seu filho/ educando. Nunca esquecer que se desaprovam acções e não as pessoas. Encontre sempre um ponto positivo para reforçar a confiança e a motivação.

Estabelecer Regras
Definir claramente o tempo diário dedicado ao estudo, o local para o fazer e quais os recursos que efectivamente são necessários para estudar. É importante não esquecer também os momentos de lazer e diversão.

Acabar com a crença do bicho papão
Por vezes, devido a ideias pré-concebidas que determinadas matérias são muito difíceis, baseado no “já ouvi dizer que aquilo é mesmo impossível…” ou “com os outros também é assim”, ou “aquilo não interessa para nada para o que eu quero ser…”, pactuamos com atitudes de passividade e de desinteresse, ou mesmo de preguiça absoluta em relação ao estudar. Cabe aos Pais/Encarregados de Educação desmitificar “os bichos papão” e demonstrar que com trabalho as dificuldades vão sendo dissipadas. Palavra-chave: força de vontade.

Sorrir
Ajude o seu filho/educando a gostar de estudar, salientando a importância da educação e do conhecimento. Crie/desenhe um sorriso numa folha de papel e coloque-o no espaço de estudo com uma frase de incentivo. Contagie-o pelo sorriso do saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário